+4

Controle de Estoque Super Fácil

criado por Guilherme em 08/06/2007 10:59am
C.E. Super Fácil, versão 1.0
Desenvolvedor: Guilherme S. Alencar
E-mail: grownler@gmail.com

Apresento-vos uma solução simples para controle de estoque em PHP com interface Web, o C.E. Super Fácil. Se estiverem procurando por um controle de estoque mais completo, e que também tenha sido desenvolvido com PHP, experimentem o LinuxStok (http://linuxstok.wikidot.com/). Ademais, este script não tem nenhuma relação com o projeto LinuxStok.

Iniciei o script a alguns meses, quando procurava por um simples controle de estoque em PHP. Encontrei poucas opções, e não as consegui fazer funcionar, muitos bugs. Aí resolvi criar o meu próprio, e publicá-lo para a comunidade php do Brasil (phpbrasil.com). Sou um programador muito novo, e muito provavelmente este script não solucionará as coisas na sua empresa, pois é um controle de estoque amador, e com poucas funções. Mas talvez seja ótimo para aqueles que queiram apenas uma solução simples de contagem de produtos. E um script assim já é uma iniciativa para que futuramente possamos ter algo realmente útil.

*** Das principais característcas, temos:

(1) É, antes de tudo, um programa Livre, distribuído segundo a Licença Pública Geral GNU (GPL GNU). O uso do programa implica na aceitação dos termos desta licença. Esta licença pode ser encontrada em uma versão em português do brasil: http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.txt .

(2) Leve, rápido, e compatível: talvez executando-o remotamente via Web este C.E. deixe a desejar, pois não oferece paginação na lista de produtos do estoque, mas isto só vale para quem irá manter muitos produtos. Se alguém estiver interessado em lançar uma nova versão com paginação, fique à vontade. Testei ele em vários browsers, e tudo ficou em seu lugar. O template é agradável, e sempre pensei muito em CSS.

(3) Fácil, muito fácil de se usar: as telas são auto-explicativas, e qualquer um aprende a manipular o programa rapidamente. Sempre pensei em facilitar ao máximo. Adicionei bastante documentação (em bom português) :-). Os ícones também são bastante elegantes... eu penso que sim :-).

(4) Há uma pequeno script que imprime o controle de estoque gerado, funciona perfeitamente.

(5) Exaustivamente testado: como havia mencionado os bugs, eu fiz o máximo para não deixar nenhum. Muito dificilmente vocês irão encontrar erros durante a execução do programa. Talvez os mais iniciantes em php irão encontrar dificuldades para instalar, mas se seguirem os passos, tudo ocorrerá bem. Só não garanto compatibilidade com servidores Windows, pois não tive a oportunidade de testar, no entanto, isto não quer dizer que o script não funciona em Windows, aliás não constatei nenhuma função que usei que há para o php do Linux e não há para o do Windows.

(6) Usa banco de dados MySql: ainda não pensei em torná-lo compatível com outros banco de dados, mas talvez não seja muito trabalho para quem o queira fazer.

(7) Ótimo sistema de Login: há no programa uma função para se alterar a senha. O sistema de login peca por não ser multi-usuário, mas não estava interessado em adicionar esta qualidade ao programa no momento do desenvolvimento. A senha não é criptografada no banco de dados, e o sistema funciona com base em Sessões do php. Para se proteger qualquer script contra acesso indevido, isto é, sem efetuar o login, basta requerir o arquivo validar_login.php.

(8) Datas e horários: sempre diz quando o C.E. foi acessado pela última vez na coluna à esquerda. O horário está sincronizado com Brasília, segundo o que dizia o desenvolvedor do script de horário. Não me lembro mais o link de onde o consegui, mas acho que foi em um Fórum.

(9) Desenvolvido com classes: é a primeira vez que faço um script com classes. Hoje posso ver como elas tornam tudo mais prático.

(10) Bom, o resto é detalhe. Há uma busca intuitiva, mas que poderia ser muito melhor, depende de você querer me ajudar a desenvolver o script. A adição de produtos é simples, basta um código (pode ser o código de barras), um nome e a quantidade inicial. Talvez até simples demais... mas resolvi não criar tantos campos para a adição de produtos, para simplificar mais as coisas. Talvez isto seja ruim para alguns, mas você pode tranqüilamente lançar uma nova versão que requira mais campos, mas que não sejam campos obrigatórios. Sobre cada produto ter um código, isto pode não se encaixar à realidade de cada um, a questão é que eu desenvolvi o script para uma revendedora Natura, e todos os produtos Natura tem um código de cinco dígitos. Me desculpem sobre isto. No arquivo login.php, enquanto desenvolvia o programa, deixei algumas anotações... talvez não estejam atualizadas, mas vale a pena conferir.

*** Instalação:

*** Requisitos para o script: apache, php, mysql, e seria bom se houvesse um phpmyadmin instalado. Os scripts foram desenvolvidos no Quanta Plus, e as quebras de linhas, se não me engano, estão no padrão Unix. Portanto, use GNU/Linux, :-). Não tive a oportunidade de testar este script no Windows, como já havia dito.

1) Descompacte todos os arquivos dentro de uma subpasta da sua pasta da Web (/var/www/CEsuperfacil/), ou então descompacte-os e os envie (por meio de FTP) para o seu servidor (http://www.dominio.com.br/CEsuperfacil/).

2) Não me lembro de nenhum arquivo necessitar de uma permissão específica. Provavelmente não. Mas se ocorrer problemas no final de tudo, tente mudar as permissões dos arquivos adequadamente com chmod. Vá à comunidade para saber como fazer isso.

4) Crie um banco de dados, com qualquer nome, por exemplo, estoque. Para fazer isto pela linha de comando é simples:
$ mysql -u user -p # logue-se com o seu usuário do banco de dados, em seguida entre com a senha
$ CREATE DATABASE estoque; # aqui ele irá criar um banco de dados com o nome de estoque

3) Importe o arquivo arquivo.sql para o seu Banco de dados. Há várias maneiras de se fazer isto, a mais fácil é usando o phpMyAdmin. Consulte o site da comunidade phpbrasil.com para saber como fazer isto.

4) Após fazer isto, acesse: http://localhost:porta/CEsuperfacil/ ou http://localhost/CEsuperfacil/ ou http://www.dominio.com.br/CEsuperfacil/. Teste a sua instalação, a senha default é 12345678. Mais uma vez, no arquivo login.php existem algumas informações úteis sobre a senha.

5) Exclua os arquivos que se refira à documentação da pasta do C.E. SUPER FÁCIL (este arquivo por exemplo). Exclua também o arquivo arquivo.sql. Só peço que não me retirem os créditos do programa, por favor.

************ Problemas, dúvidas, sugestões, ou qualquer outra coisa: comente na página do script em phpbrasil.com ou envie um e-mail para grownler@gmail.com

==========================================

Publiquei aqui o arquivo README que pode ser encontrado no download do script, ok.

Espero que gostem deste script, e comentem !!! :-)
Data Autor Changelog Download Deletar
08/06/2007 10:59am Guilherme - Versão 1.0

Comentários:

Mostrando 1 - 10 de 25 comentários
O meu esta dando erro na linha 9

if(isset($_SESSION['key']) && $_GET['s'] == "logout") {
unset($_SESSION['key']);
header ("Location: index.php");
}
07/11/2012 8:34am (~1 ano atrás)

alguem tem um versão mais completa.....com baixa no estoque!
Obrigado
29/10/2007 9:36am (~6 anos atrás)

Guilherme ontem fiquei navegando em seu aplicativo e verifiquei que ha alguns bugs exemplo:

quando vc faz uma consulta por codigo vc coloca o codigo 1 e ele te retorna todos os codigos da lista (Uma dica seria fazer a consulta com o LIKE solicitando string, que neste caso ele te retorna o numero de registro que coincidir com a string solicitada), como disse antes estou fazendo algumas alterações e assim que concluir te envio.
25/07/2007 6:06am (~6 anos atrás)

Poxa.. para v.1.0 esta otimo vai me quebrar um galho grande vou fazer algumas alterações conforme minha necessidade e te informo.

Valeu.

www.webmodelo.eti.br
24/07/2007 9:08am (~6 anos atrás)

Ai Guilherme na paz?

Cara se quiser retirar a versão 1.0.1 (bugada) do ar enquanto corrigimos os erros, fique a vontade não vou me chatear.

Me diz só uma coisa: Não chegou a rodar ai? Rodou com erros? Ou foram bugs de utilização mesmo?

Gostaria de saber para ver se dou uma melhorada por aqui.

PS.: Realmente sou horrível em documentar e organizar códigos, vou me policiar.

Um forte abraço.
21/06/2007 4:49am (~6 anos atrás)

Guilherme disse:
correções:... eu quis dizer 1.0.1, e quando disse 1.0.3 quis dizer 1.0.2... hehe, foi mal... se tivesse como corrigir esses comentários...
20/06/2007 6:55pm (~6 anos atrás)

Guilherme disse:
bom... só pra reforçar, a versão 1.0.2 é instável, me desculpe anderson... mas eu vou estudar as mudanças que fez, aqui deu muitos bugs, aí nos vemos se corrigimos... daí lançamos uma versão nova, beleza...
20/06/2007 6:54pm (~6 anos atrás)

Guilherme disse:
galera... havia um erro, que talvez muitos de vocês já deviam ter visto e nem me avisaram (poxa ?) mas é que foi desleixo meu, esqueci de publicar o conteúdo do arquivo.sql para a tabela data... aí toda vez que acessa dá um erro de sql... o problema é que é necessário ter pelo menos algum registro de último acesso na tabela data...

BOM, AQUI VAI A CORREAÇÃO:

- Acesse a linha de comandos do SQL, e entre com o seguinte:

INSERT INTO `estoque`.`data` (
`acesso`
)
VALUES (
'primeiro acesso'
);

`estoque` é o nome do banco de dados onde está instalado o CEsuperfacil. Bom, me desculpem por isto, não vou lançar uma nova versão só com essa correção. A versão do nosso amigo Anderson está com alguns bugs (onde este da data permaneceu), mas parecem ter sido alterações realmente significativas e ótimas, vou revisar e testar mais os códigos, aí lançamos a 1.0.3. Muito obrigado anderson... uma observação: documente mais um pouco as linhas de código, beleza? até mais...

AH ! FALTOU DIZER TAMBÉM:

esqueci-me disto no howto de instalação, é necessário mudar as variáveis para conexão com o banco de dados. Elas ficam no arquivo conectar.php, muitos de vocês já devem saber disso, mas está AÍ documentado. Na próxima versão vou publicar também os arquivos do projeto dele no Quanta PLUS...
20/06/2007 6:45pm (~6 anos atrás)

Guilherme disse:
ops, eu quis dizer, já está adicionado 'programaspc', ... rs
20/06/2007 5:41pm (~6 anos atrás)

Guilherme disse:
muito massa...
seria ótimo ver um script do tipo "... - Script ao estilo do The Crims feito em PHP"... nossa, eu participaria, mas vamos propor algo realmente profissional, vamos discutir qual framework usar, etc... olha só, já estou falando até de framework, hahaha... já está adicionado eduardo...
20/06/2007 5:40pm (~6 anos atrás)

Novo Comentário:

(Você pode usar tags como <b>, <i> ou <code>. URLs serão convertidas para links automaticamente.)